segunda-feira, 6 de junho de 2011

Meio baiana, meio potiguar...

Em 1989, no auge dos meus 14 anos vim morar em Natal com meus pais e meu irmão. Não foi uma ideia que aceitei de imediato, resisti bastante, mas nada pude fazer, já que meu pai havia decidido e nós não tínhamos muita escolha, senão acompanhá-lo. Se isso fosse nos dias de hoje, talvez fosse mais fácil pra mim (seria bem mais fácil com certeza). Já que hoje a distância é amenizada pela internet, com tanta variedade de redes sociais, como twitter, facebook, orkut, blog, etc... Eu não teria perdido contato com tantos amigos que eu amava e não teria perdido contato também com a vida social e cultural de Salvador. Aqui não tinha praticamente NADA. Não tinha shopping (tinha uma galeria que ainda hoje é chamada de Shopping Cidade Jardim), tinham apenas 2 cinemas que passavam filmes depois de já terem sido exibidos nas grandes cidades. Teatro então... Nada de peças interessantes para vermos. Hoje temos dois bons shoppings, salas multiplex, cinema 3D, 2 bons teatros com muitos shows e espetáculos sendo exibidos com frequência. Eu fiz tudo que podia: chantagem emocional, até greve de fome. Tudo em vão. Não voltamos para  a Bahia. Já fazem 22 anos. Então posso dizer que a metade baiana já está menor que a metade potiguar... Já sou quase mais potiguar que baiana, posso dizer assim... 
Aprendi a amar essa terra, a admirar o seu povo e a gostar realmente de morar aqui.
Toquei nesse assunto hoje, porque meu filho chegou em casa na sexta-feira com a música Linda Baby - Pedrinho Mendes para interpretar a letra. Essa música é um hino de amor a Natal feita por um dos maiores compositores daqui. Eu sempre achei que Pedrinho deveria ser conhecido nacionalmente, é talentosíssimo! Eu fui mostrar ontem a música no youtube pra meu filho escutar. Fiquei emocionada, chorei mesmo! Eu sou essa manteiga derretida... Eu chorava ouvindo Tarde em Itapoã, mas confesso que me emocionei mais ontem mostrando Linda Baby a Tiago... Não tenho como não amar essa cidade, minha vida é aqui e meu filho, meu maior tesouro, meu presente de Deus, nasceu nessa terra abençoada!
Eis a letra de Linda Baby:


Linda Baby
Pedro Mendes
Essa é uma terra de um deus mar
De um deus mar que vive para o sol
E esse sol está muito perto daqui
Venha e veja tanto quanto pode se curtir

Linda terra para a mãe gentil
Belo cai o sol sobre esse rio
E esse rio também está perto daqui
Venha e veja tanto quanto é o nosso Potengi

Sempre que estiveste por aqui
Não observaste o nosso ser
Nem aproveitaste o lindo olhar ao céu
Venha pois não dá pra dizer tudo no papel

Curte-se aqui ao natural
A natureza espalha o nosso chão
Estou cantando a terra que é o meu viver
E acontece que eu estou cansado de dizer

Que aqui não tem avenida São João
Nem o mesmo padrão que se tem por aí
Coisas que não tem em todo o canto não se deve exigir

Isso é Natal, ninguém se dá muito mal
Como dizem pessoas quase sem se sentir
Linda baby, baby linda, volte sempre aqui.

Eis o vídeo, não deixem de ver e ouvir, a música é realmente linda: http://www.youtube.com/watch?v=ovEafMRQCCw

2 comentários:

  1. Que lindooo!!
    é igual eu, faz só 3 anos que sou cearense, mas já me sinto mais parte do Ceará do que de São Paulo!! a paulista já foi embora hehehehee, não tem como não amar esse nordeste maravilhoso, e eu acredito que devemos abraçar mesmo o local onde Deus nos planta!! Lindo texto, linda música! Amo vc!!!!

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixe seu comentário!