terça-feira, 24 de maio de 2011

Recordar é viver, realmente!

Na noite de domingo, não sei dizer o motivo, eu resolvi procurar minha colega de escola - Kiyomi, que estudou comigo no ISBA, meu colégio favorito (já que mudei mais de colégio do que de roupa, graças ao espírito nômade do meu pai). Encontrei no facebook (que há alguns meses eu dizia não gostar...). Ela me adicionou rapidamente e começamos a conversar pelo chat do face. Nossa, como foi bom! Relembramos muitas coisas, conversamos sobre as nossas vidas atuais, foi uma noite de domingo maravilhosa! Ela me adicionou ao grupo do colégio e viajei no tempo, revendo as fotos de muitos colegas, reencontrando virtualmente pessoas realmente importantes pra mim. Vendo as fotos dos meus amigos nos anos que se seguiram a minha partida de Salvador, fiquei imaginando como teria sido minha vida se eu tivesse continuado lá. Em muitos momentos, vendo as fotos de amigas minhas juntas, senti falta de estar ali no meio delas... Engraçado. Relembrei exatamente de tudo: do dia que vim embora pra Natal. Não poderia ter sido mais dramático e simbólico. Meus pais nos bancos da frente, cheios de esperança por uma vida nova em Natal, cidade calma (que meu pai se encantou, minha mãe sempre foi uma baiana apaixonada, por ela eu sei que não teríamos saído)... Meu irmão e eu atrás. Eu, completamente desconsolada. O choro preso. Mas no som do carro começou a tocar: “Tarde em Itapoã”, com Vinícius de Moraes... Bastou isso! Desabei a chorar... Pensando em tudo que eu estava deixando pra trás, meus amigos, minha cidade que eu amava tanto. Por muito tempo, fiquei triste ainda. Principalmente porque em Natal, a vida cultural nessa época era escassa. Vida social então... nem se fala! Uma cidade realmente calma demais para o meu gosto. Não tinha shopping, não tinha teatro (tinha o teatro, mas não vinham peças para cá, não existiam grupos de teatro para jovens – meu sonho era fazer teatro, alimentei isso graças às peças que fiz no ISBA, nunca esquecerei...), cinema então... só tinham 2 salas e para um filme chegar aqui, demorava muito. Pra completar, morávamos dentro do hotel, no meio da Via Costeira, que é uma via imensa que não tem nada próximo, tudo deserto. Enfim, para mim era o fim do mundo. Fiz até greve de fome, mas nada resolveu. Risos.

Tudo isso veio à tona na noite do domingo passado. Foi ótimo fazer essa viagem no tempo, agora que estou mais madura (será?).

Ontem fui buscar o que eu tinha relativo a essa época da minha vida, encontrei poucas fotos (estranhamente eu não tirava muitas fotos, acho que tinha um probleminha com minha auto estima, graças a Deus superado nos dias de hoje... Afinal agora tiro fotos até demais.) e dois cadernos de recordações (vocês tinham isso na época?). Nossa, foi incrível reler as coisas que meus amigos escreveram sobre mim, eu parecia estar conhecendo outra pessoa. Falavam sobre minha timidez... Como assim? Se tem uma coisa que eu não me lembrava é de já ter sido tímida alguma vez em minha vida. Pasmem: eu era tímida. Essa Andreia estava muito bem guardada nas grutas do meu ser. Eu não lembrava da existência dela. Fantástico isso!

Tenho muito o que escrever sobre esse assunto... Sobre o resgate da minha memória, de sentimentos, está sendo fantástico reencontrar pessoas importantes na minha vida, pessoas que fizeram parte da minha história, que me ajudaram a construir o meu ser. Por hoje é isso, senão esse post vira um livro!

4 comentários:

  1. Maridex, eu tbm qdo olho pra trás, qdo vejo as fotos , os cadernos (eu tinha tbm), qdo leio as cartas q eu trocava com minhas amigas, mtas vezes não me reconheço...mudei muito, acho que a adolescência é uma fase onde a gente ainda está se conhecendo, sabendo mais sobre si....mas é mto bom retornar no tempo, reviver essas lembranças, encontrar pessoas q fizeram parte de nossa história e lembrar um pouco de quem fomos e somos. Amo vc, te amo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom reviver momentos bons (e ruins também, ora) que vivemos, principalmente os da adolescência, quando vivíamos bêbados de soberba (e outras 'cositas más', hehe)...
    lembra desse post no meu blog, falando sobre você e essa música?
    http://biancamiglioli.blogspot.com/2005/07/para-minha-amiguinha-andreia.html

    beijinhos mil!

    ResponderExcluir
  3. Amo vc, te amo.
    o.O
    pq eu escrevi assim? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixe seu comentário!