sábado, 26 de novembro de 2016

O meu Caminho de Santiago...

Hoje, conversando com minha cunhada (irmã de Francisco, que é uma irmã pra mim), lembramos de como tudo começou... De quando eu conheci ele, do meu desejo de fazer o Caminho de Santiago, e do quanto ele me incentivou a entrar em contato com ela na época, já que ela morava na Espanha e eu poderia ficar hospedada na casa dela... Foi assim que a conheci. Foi assim que teve o início de uma grande amizade, hoje posso dizer que é a pessoa da família dele que é mais próxima e que eu realmente tenho como uma irmã!
Mas quis o destino que o meu Caminho de Santiago fosse outro... Ao começar a namorar com Francisco, rapidamente minha vida mudou. Mudou da água pro vinho. Até então não me passava pela cabeça casar, ter filhos, me prender a alguém pra sempre. Eu sempre tive sede de liberdade, queria conhecer o mundo inteiro, sonhava em colocar uma mochila nas costas e sair por aí, ficando em albergues, conhecendo outras culturas... E de repente, me vi completamente tomada pelo desejo de estar ao lado dele, mesmo sabendo de suas poucas chances de sobrevivência diante da situação em que se encontrava (sim, já o conheci paraplégico e fazendo hemodiálise, com uma vida cheia de limitações e um prognóstico de no máximo 2 anos de vida) eram mínimas. Foi uma decisão que veio com tudo, sem hesitações, simplesmente percebi que eu tinha uma missão na vida e essa missão era ficar ao lado do homem que me enxergou além do físico, enxergou a minha alma.
Simplesmente em pouco tempo eu já estava fazendo as minhas malas, deixando uma faculdade para trás e meu estágio na Federação das Indústrias do RN. Eu decidi que ia para Fortaleza com ele, para que ele fosse tentar um transplante renal. A família dele não entendia o motivo de uma menina de 24 anos estar tão empolgada para estar do lado de um homem 15 anos mais velho e cheio de problemas de saúde. Eles achavam que era "fogo de palha", não conseguiam entender o tamanho do meu amor, que surgiu em pouco tempo e que abriu mão de todos os sonhos anteriores para ter apenas um: estar ao lado dele. Sem me importar com os prognósticos negativos. Junto com o amor por ele, veio uma fé inabalável, que me move até hoje e que nunca me deixa desistir. Eu me vi tomada por esse sentimento de força, fé e amor incondicional. Ele dizia que antes de me conhecer não fazia mais nenhum tipo de plano, e eu cheguei tão cheia de amor e vida, que o fiz voltar a sonhar. Eu nunca consegui ver a doença dele, eu apenas enxerguei sua alma, seu ser tão inteligente e sábio, que me fez apaixonar...
A nossa história é tão linda, longa e cheia de detalhes, que seria impossível resumir em um post... Aos poucos vou dando uns flashes por aqui.
O que eu queria mesmo falar é que em um certo momento, conversando com a minha cunhada, minha única amiga na família dele, comentamos sobre meu desejo inicial de fazer o Caminho de Santiago e eis que ela me diz, num tom de revelação: "Você já está fazendo o seu Caminho de Santiago com o meu irmão". Isso foi dito há 18 anos e até hoje eu tenho isso muito vivo na minha vida. Nesses dezoito anos, pouco viajei, poucas vezes fiz o que eu desejava fazer antes de conhecer Francisco. Mas posso dizer, com toda pureza da minha alma, estou fazendo o meu longo Caminho de Santiago, e apesar das minhas prisões físicas, me sinto cada vez mais liberta espiritualmente.
Amar é uma escolha e eu escolho amar Francisco todos os dias da minha vida. Eu escolho estar ao lado dele nos momentos mais delicados e difíceis, porque ele foi uma das poucas pessoas que já conheci, que enxergam a minha alma, o meu ser, o meu íntimo. O que temos está longe de ser o amor romântico que vemos em filmes e que fazem muitas pessoas se frustarem por não alcançarem. O que temos é muito real, é muito profundo, muito simples e também muito complexo. Eu aprendo diariamente a não ser egoísta e a ficar feliz com cada pequena vitória que alcançamos.
Sou feliz por ter escolhido o verdadeiro Caminho de Santiago... e não foi à toa que o nome do nosso filho foi escolhido em uníssono: Tiago. Tiago significa aquele que vence. E só o fato de termos conseguido trazê-lo ao mundo já faz dele um verdadeiro vencedor. Mas isso é um assunto para outro post.

2 comentários:

  1. Ótimo post! muito lindo. É isso, na vida todos nós temos nosso Caminho de Santiago, a sabedoria consiste em aprender apreciar a paisagem e curtir cada momento, com a convicção de que os difíceis servem pra crescimento! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sempre crescemos mais nas dificuldades e aprendemos a apreciar os bons momentos com mais intensidade. ;)

      Excluir

Passou por aqui? Deixe seu comentário!