quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Pode crer, eu tô falando de amizade...


Durante muito tempo, eu acreditei ter vários amigos… Mas com o passar do tempo e com a maturidade, aprendi que amizade mesmo é algo raro. Porque ser amigo de verdade não é algo banal, não é pra qualquer um. Tem gente que acha que ser amigo é sair junto, é ser parceiro de baladas, é uma relação quase que de troca, é participar da vida do outro nos momentos de diversão e leveza. Mas basta o outro passar por um momento difícil, deixar de ser tão divertido e interessante, para que a pessoa o evite, alegando que também tem seus problemas e não tem tempo para uma conversa mais séria, um abraço ou simplesmente um telefonema, que não seja para marcar a próxima balada.
Amigo mesmo caminha junto, independente da situação. E quando me refiro a caminhar junto, não é simplesmente estar ao lado fisicamente, muitos amigos conseguem ser muito próximos, mesmo à distância e com a internet então, isso ficou muito mais fácil. A minha melhor amiga mora a milhares de quilômetros de distância de mim, já faz dois anos que não nos vemos pessoalmente e ela é muito mais próxima do que várias pessoas que eu considerava amigos e que moram até na mesma cidade que eu.
Amigo se alegra quando você está alegre (o que é raro nos seres humanos, a maior parte tem um quê de sadismo, que intimamente se alegra ao ver que não estamos tão bem… é bem parecido com o que eu li outro dia: “as pessoas querem lhe ver bem, mas nunca melhores do que elas”; eu sempre tive um pouco de dificuldade de entender isso, porque realmente não sou assim. Não é porque eu não tenho algo, que fico triste por alguém ter… Por exemplo, estou numa fase da vida em que não posso viajar, mas fico feliz quando vejo meu irmão em vários lugares diferentes do país, fico feliz porque meu filho vai conhecer a Espanha no final do ano, sendo que eu nunca saí do Brasil… Quando alguém que eu amo viaja, sinto como se eu estivesse indo junto…), amigo que é amigo torce pelo seu sucesso e também oferece o ombro, quando você não está tão bem, quando você se esquece completamente de quem é e vira uma pessoa extremamente difícil e chata. Porque só quem sabe lidar com o meu pior, merece ter o meu melhor.
Hoje em dia, perdi a necessidade de ter “muitos amigos”. Não são todos que merecem ter o meu melhor, para quem só me faz companhia, eu serei uma simples companhia. Já me doei demais a quem não merece e isso só traz decepções. De certa maneira, isso nos afasta de quem somos e nos faz esquecer do quão preciosos somos. Eu estou me resgatando, depois de anos longe de mim. Eu estou curtindo me ter de volta. Voltar a escrever foi o melhor que eu pude fazer por mim mesma, porque deixei de sentir solidão. Eu sou a minha melhor companhia e agora fiz um pacto comigo, de nao desistir de mim, por nada nem por ninguém. De não aceitar menos do que eu mereço.

Sempre soube ser amiga, porque eu sou inteira. Mas a partir de hoje, não aceito mais metades nem migalhas de ninguém. Ou vem inteiro ou pode me deixar por aqui. Posso parecer estar andando mais solitária aos olhos de quem não me conhece bem, mas só sabe quem realmente me conhece e são poucos… Eu nunca estive em melhor companhia! ;-)

3 comentários:

  1. Uma verdadeira amizade é construída. Pra isso a gente precisa se conhecer muito, o melhor e o pior lado. Amizade é isso. É permanecer apesar de tudo ou apesar de nada.E isso é cada vez mais raro nesse mundo onde as relações e as pessoas são rasas e egocêntricas. Por isso preservo meus amigos antigos pq achar novos tá bem complicado kkkkkk Amei o post.Amo vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Estou com muita dificuldade em fazer novos amigos, e de verdade, acho que já desisti... As pessoas já não tem a mesma disposição que antes e sinceramente, os amigos que tenho já me preenchem! Amo você! ;)

      Excluir
  2. Amigo de verdade é uma preciosidade. Tenho os meus guardadinhos no coração! Obrigada por ser uma das minhas grandes amigas, prima linda!

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixe seu comentário!