quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

"Quando as palavras não são tão dignas quanto o silêncio, é melhor calar..."

Sábia frase... Quando o que temos a dizer não for melhor que o silêncio, o melhor é calar... 
Eu tenho aprendido isso, graças a Deus. Estou me policiando cada vez mais para não sair por aí, falando bobagens, opinando onde não fui chamada, me intrometendo na vida alheia. Sim, não vou aqui dizer que nunca fiz isso. Já fiz sim, levada muitas vezes pelas "rodas de amigos", onde por falta de assunto, acaba-se sempre falando o que não devemos. Tenho me policiado para que isso não aconteça, primeiro porque é leviano, segundo porque não quero fazer com outras pessoas o que não gosto que façam comigo.
Essa máxima devemos levar para a vida, é a regra básica do bem viver, do conviver: "não fazer aos outros o que não queremos que façam conosco". É bem simples, mas nem sempre é tão fácil. Estou cada vez mais aplicando isso em minha vida.
Hoje, ao ler o texto de uma amiga no facebook, parei pra pensar a respeito de algumas coisas. Lá ela falava sobre pessoas que chegam com comentários desagradáveis e pouco construtivos, do tipo: "nossa, como você está magra!", mas não em tom de elogio e a gente bem sabe diferenciar quando é algo que vem para construir e quando é um comentário que, querendo ou não, vem implícito a intenção de nos colocar pra baixo... Eu passo por isso sempre, mas hoje criei um escudo, dizem que estou mais fria, a verdade é que aprendi a me proteger das pequenas maldades alheias, que todos parecem aceitar (já que todo mundo faz...). Me recuso a aceitar e como não posso modificar os outros e as suas línguas ferinas, modifico a mim e aos meus ouvidos, filtrando o que ouço.
Já cansei de ouvir comentários do tipo: "porque você faz isso com o seu cabelo?" , quando eu passava a máquina e me deixava quase sem cabelo... A minha resposta sempre foi simples: "porque deu vontade!". As pessoas estranham o que é fora do convencional, isso eu até entendo... Mas daí a chegar para a outra e impor a sua opinião, é no mínimo falta de bom senso. E daí se eu raspo minha cabeça? O que isso muda a vida de quem me vê? Ninguém é obrigado a gostar do que eu faço comigo mesma, mas existe uma coisa que se chama "respeito às diferenças" e poucas pessoas sabem o que é isso, apesar de estarem por aí gritando aos quatro ventos que querem respeito. Faz um tempo que eu fui mandar fazer óculos pra mim, tenho que usar há anos e não consigo me adaptar... Eis que o senhor que é dono da ótica, chega pra mim e fala: "uma moça tão bonita e estragou a pele com essas tatuagens." Quem escuta sempre tem que ser educado, né? Mas a pessoa se acha no direito de falar o que quiser. Não é bem assim. Eu sou educada, mas não levo muito desaforo pra casa não. Eu simplesmente falei pra ele: "pois eu me acho muito mais bonita agora, que enfeitei minha pele com as tatuagens." Mas o ser humano não cansa de falar. Não para de dar opiniões onde não foi chamado. 
Eu vivo a vida de uma forma bem leve, diante de uma realidade extremamente difícil e o que eu mais escuto por aí é que sou hipócrita e falsa, que ninguém diante de tantos problemas, pode viver com um sorriso largo no rosto. Ok. Eu que não vou perder meu tempo provando a ninguém que a felicidade reside dentro de nós mesmos e se a maioria do mundo prefere enxergar os problemas em vez de agradecer pelo simples fato de estar vivos, sinto muito! Eu realmente não pertenço a esse mundo. Me deixe no meu mundo de Alice. ;-)
Garanto que no meu mundo, as pessoas são bem mais legais umas com as outras! 

4 comentários:

  1. É aquela coisa: se não tem algo de bom pra dizer, melhor ficar calado!!! as pessoas no geral são inconvenientes mesmo, e tb são invejosas e costumam criticar o que gostariam de ser e não são!! no fundo são infelizes!!!! Deus nos livre! bjsssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. As pessoas estão cada vez mais chatas, estou cada vez mais cansada do ser humano, em geral... ¬¬

      Excluir
  2. Estamos fadados a cometer esses tipos de "erro", felizmente as pessoas pessoas nos dão essa brecha, sejamos felizes para aprender com os erros dos outros e com nossos próprios, até porque somos feitos por experiências...

    ResponderExcluir
  3. Estamos fadados a cometer esses tipos de "erro", felizmente as pessoas pessoas nos dão essa brecha, sejamos felizes para aprender com os erros dos outros e com nossos próprios, até porque somos feitos por experiências...

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixe seu comentário!