sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Padrões de beleza...

Sei que esse é um assunto muito batido, mas hoje senti vontade de falar a respeito.
Ontem assisti a um programa de TV junto com Francisco, acho que na Discovery ou em algum desses canais de TV por assinatura. Era sobre um fotógrafo que resolveu registrar "mulheres normais" sem photoshop e nenhum outro programa de edição de imagens. Tratava-se do tão falado "empoderamento" das mulheres. Eu não sou nada fã desse termo, não sou feminista (aliás não gosto de nenhum tipo de discurso extremista, seja feminismo, machismo, coisas afins). Mas sinceramente fiquei sem entender muito o objetivo desse fotógrafo. 
Muito se fala em padrões de beleza, em modelos inalcançáveis para nós, mulheres normais, que tem estrias, celulite, flacidez. Não parecemos manequins de loja, sem nenhuma marca no corpo. Aí vem um fotógrafo com o objetivo de mostrar a realidade, as mulheres como elas são, com todas as suas imperfeições. E o que nós vimos nesse documentário foi exatamente as modelos inalcançáveis, fazendo questão de dizer que nenhum truque foi usado e que lá estavam elas, com suas imperfeições. Aham... Que imperfeições??? Mulheres plasticamente perfeitas, barrigas sem nenhuma dobra, mesmo em poses altamente desfavoráveis, nada de celulite ou estrias, nenhuma flacidez, seios no lugar, bumbum lisinho. Na verdade, o que ele mostrou nada teve a ver com mulheres normais mostrando imperfeições. Ali estavam modelos muito bem pagas, que vivem a vida cuidando incansavelmente dos seus corpos e que nada se parecem com as pessoas que encontramos no dia-a-dia, com as nossas colegas de trabalho, de faculdade, com as mulheres que vemos nas praias ou clubes. Se o objetivo era mostrar imperfeições de mulheres comuns, eram essas as mulheres que deveriam ser mostradas. Mulheres comuns. 
Claro que ninguém quer ver o feio, ninguém quer fotos de mulheres com estrias, celulites, flacidez... Todos gritam pela aceitação, mas preferem ver a perfeição. O que eu me questiono é com a hipocrisia do projeto. Se a intenção era mostrar as imperfeições de mulheres comuns, para que mostrar a perfeição dos corpos esculpidos dessas modelos, que nada tem de comuns?
Eu já tenho 42 anos e não estou mais tão preocupada em ter corpo perfeito. Gosto de fazer exercícios físicos e cuido da minha alimentação, procuro ser o mais saudável possível, porque gosto de me olhar no espelho e ficar feliz com o que vejo, não gosto de engordar muito, nem de emagrecer demais, pois aparecem mais as imperfeições que eu tenho. Sim, porque eu sou uma mulher comum. Não sou uma modelo. Nunca fiz plástica, embora até tenha vontade. Me falta um pouco de coragem e muito de dinheiro. Mas meu objetivo maior é me aceitar, da maneira que eu sou. E tenho conseguido. 
Mas me pergunto quantas meninas, adolescentes, que também não tem o corpo perfeito, liso, sem nenhuma celulite ou estria (o que hoje é bem difícil, vejo bebês com celulite), veem um programa como esse e se perguntam porque o corpo delas também não é perfeito. Aí temos meninas enlouquecidas, para chegarem perto do corpo de uma dessas modelos, que segundo o programa são mulheres comuns com imperfeições... Ok. Juro que procurei uma imperfeição que fosse em uma das muitas modelos fotografadas. E olha que sou bem crítica. Não vi nenhuma. Nenhuma imperfeição. É assim que se busca fazer um projeto para que as meninas se aceitem? Se "empoderem"? Não creio, de verdade. 
Muitas das mulheres que assistiram esse programa devem ter terminado ainda mais infelizes com os seus corpos, já que as "mulheres comuns com imperfeições" estavam ali sem filtro, sem photoshop e não tinham nem um terço das nossas imperfeições reais. Aliás, de verdade, fisicamente não tinham imperfeição nenhuma. Grande hipocrisia! 
As fotos eram belíssimas, as modelos mais ainda, o fotógrafo - um excelente profissional. O que eu questiono é o motivo. Ali nada tinha a ver com incentivar a aceitação dos corpos imperfeitos ou "empoderar" mulheres comuns. Mais uma vez era um programa de TV nos mostrando corpos perfeitos e padrões praticamente inatingíveis para a maioria das mulheres. 

4 comentários:

  1. a TV e suas porcarias!!! realmente...bom, eu não acredito que as fotos ou até filmagens não tinham filtros, eu não assisti, mas digo isso pq NÃO EXISTE pessoa perfeita. Qdo eu assistia America Next top model via muito bem aquelas meninas super magras e com celulite, estrias, espinhas no rosto, nada que uma boa make não resolvesse. Daí fazem um documentaeio desses e só trazem mais traumas pras meninas que assistem...é igual quando falam de modelo plus size e mostram meninas que vestem manequim 42!!!! lamentável!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! A gente que tem maturidade e noção das coisas não se afeta mais com esse tipo de coisa, mas quantas meninas não são atingidas por esse tipo de programa, que realmente traumatizam quem não tem cabeça pra se aceitar como é.
      E você falou certo em relação as plus size. 42 pra mim não é plus size!

      Excluir
  2. Padrões, modelos, julgamentos! Tudo isso tão cansativo! Bom mesmo é amar e ter auto-confiança no que somos é como somos! Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... A maturidade faz com que a gente se aceite e se respeite, do jeitinho que somos! E viva as diferenças, né? Beijos!

      Excluir

Passou por aqui? Deixe seu comentário!