segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Solidão ou Liberdade?


"Aprenda a ficar sozinho e gostar disso. Não há nada mais libertador e poderoso do que aprender a gostar da sua própria companhia." Cecília Meireles
Verdade mais que verdadeira. Desde que eu parei de tentar ter pessoas ao meu lado a qualquer preço e passei a gostar verdadeiramente de estar sozinha, me sinto mais forte e mais feliz. Ter amigos é muito bom, não vou aqui levantar uma bandeira de solidão. Eu sou uma pessoa extrovertida e comunicativa, gosto de ter companhia. Mas quantas vezes me permiti ter companhias nocivas ao lado, apenas por medo de estar sozinha?  A sociedade, muitas vezes, nos cobra que sejamos populares, que estejamos sempre acompanhados de alguém para parecermos normais e felizes. Uma pessoa sozinha parece esquisita. Hoje em dia, eu vejo o quanto isso nos aprisiona e até nos escraviza. 
Quantas vezes eu me permiti estar acompanhada de pessoas que não tem nada a ver comigo, porque seria esquisito estar em certos ambientes sozinha? Quanta bobagem! Estar sozinha é bom, não há nada de errado com isso. E as pessoas mais felizes não tem medo da solidão. Porque sua própria companhia é agradável, porque é maravilhoso poder ir para onde quiser, sem se preocupar se a pessoa com quem está vai gostar das mesmas coisas que você. Porque você pode simplesmente querer ficar em casa, sentar na sua poltrona, tomar um café, ver um filme... E rir sozinha das piadas prontas, sem se preocupar em parecer idiota! E chorar com as sessões da tarde repetitivas e piegas, sem ter um olhar te censurando por ser tão sentimental e dramática! ;-)
Estar rodeado de amigos é muito bom, eu sei. Mas conseguir estar bem consigo mesma, independente de estar acompanhada, não tem preço. Demorei a aprender isso. Conheci muitas pessoas que não tinham nada a ver comigo e caminhei ao lado delas durante um bom tempo, sem perceber o quanto deixei de me agradar, o quanto deixei de fazer o que me deixava feliz, apenas para ter a companhia dessas pessoas. Isso é uma prisão. Nos permitimos deixar de lado a nossa felicidade para ter alguém por perto. Quando deixamos de nos preocupar com isso e passamos a nos escutar mais, a nos satisfazer mais com a nossa própria companhia, acreditem: é libertador! A partir de então, só teremos as melhores companhias. Porque só nos permitiremos estar ao lado de quem ofereça uma companhia tão boa quanto a nossa! Passamos a não nos permitir mais ser roubados de nós mesmos. 
Já dizia Nietzche, sabiamente: "Não me roube a solidão sem antes me oferecer verdadeira companhia.”

2 comentários:

  1. Creio que apenas quando aprendemos a amar nossa própria companhia é que conseguimos ter relações saudáveis, conseguimos nos relacionar com as pessoas sem peso, sem amarras, sem tantas expectativas, cobranças. Eu amo ter amigos, amo conversar, mas eu amo ainda mais estar comigo mesma. Sempre tive essa necessidade. De ter meu tempo. Quando eu era criança eu entrava debaixo da cama e passava horas ouvindo música, ou só deitada ali, quieta, pensando e curtindo um momento só meu. As vezes me escondia em armários, ou subia em árvores. Eu sempre precisei desses momentos, e sempre prezei por eles. Hoje em dia eu simplesmente me fecho em um quarto, não atendo telefone e fico comigo mesma um tempo. Acho isso essencial!!! que bom que vc tem vivido isso. :) bjs amo tu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo muito você! E agora eu te entendo um pouco mais... sempre respeitei seu jeito mais recluso e me achava muito diferente de você, mas agora que aprendi o prazer da minha companhia, entendo perfeitamente o fato de você preferir estar sozinha, na maior parte do tempo!!!

      Excluir

Passou por aqui? Deixe seu comentário!