terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Retrospectiva e recomeço...

Todo final de ano é o encerramento de um ciclo, de um tempo. E todo começo tem gostinho de novidade. Uma vontade de fazer algo diferente. 
Nesse ano que passou, eu estive mais atenta a mim mesma, pude perceber muitas das minhas falhas e o motivo de certas histórias se repetirem em minha vida. Existe uma frase que diz: "Quando a história se repete, preste atenção. Há uma lição que você precisa aprender, que talvez tenha ignorado na primeira vez." Não sei quem escreveu, mas são sábias palavras. Muitas vezes nos perguntamos o porquê de estarmos passando pela mesma situação... e muitas vezes essa situação se repete inúmeras vezes, até que a gente percebe que somos nós que precisamos mudar, para que a situação mude. Se a mesma história vem se repetindo com frequência, é porque estamos insistindo em algo que já deveríamos ter abandonado... Aconteceu comigo. Deve acontecer com vocês também, mas às vezes passamos direto pelas coisas, sem prestar atenção. Esse ano eu resolvi prestar atenção.
Como em todos os anos, faço minha retrospectiva e não encaro isso como um clichê de final de ano, encaro como uma necessidade de auto-análise e autoconhecimento, de crescimento interior e amadurecimento. Esse ano eu me assustei com a quantidade de pessoas que se afastaram de mim, pessoas que eu considerava amigas, pessoas que eu achei ter cativado (assim como a raposa do Pequeno Príncipe), mas cativar é algo "quase sempre esquecido... é criar laços" (como diria a raposa...). Realmente, se fala muito em cativar, mas poucas pessoas sabem o que significa, poucas pessoas se permitem ser cativadas e sinceramente, eu me cansei um pouco de tentar ser a raposa. Hoje estou bem mais sozinha, tenho bem menos amigos, os que tenho são preciosos, mas acho difícil criar laços.
A maioria das pessoas usam máscaras, representa o tempo inteiro um papel que acha mais conveniente na sociedade e por mais que eu perceba que poderia muito bem entrar nessa mesma linha e viver rodeada de "amigos", por ser mais adequada à sociedade... de verdade, não quero. Não quero representar um personagem para ter pessoas por perto, para ser popular, para ser mais aceita. Não é muito fácil ser como sou, não sou uma pessoa fácil, a minha intensidade assusta, a minha pressa de viver afugenta a maioria das pessoas, a minha transparência incomoda, o meu jeito livre de ser faz com que as pessoas, na maioria das vezes, confundam bastante as coisas.
Então, fazendo a minha retrospectiva de final de ano e estabelecendo as metas para 2017, meu objetivo principal é estar cada vez mais fiel a quem sou, me aceitar cada vez mais, melhorar no que eu considero necessário (estamos em um eterno processo de evolução) e não cometer os mesmos erros. Não deixar que histórias se repitam. Ainda que não seja tão fácil ser como sou, eu me amo exatamente assim. Daria tudo para ter uma amiga igualzinha a mim, posso ter muitos defeitos e realmente tenho, mas sei das minhas qualidades, sei o quanto a minha amizade é preciosa e agora, perto de mim, só quem me aceita como sou. O resto... quem precisa de resto pra viver?

2 comentários:

  1. Final de ano é época de avaliação mesmo, renovação. Amo esses momentos, amo essa sensação de novo, de poder mudar, logico que a gente pode mudar a qq momento, mas no final do ano parece que tudo tem mais intensidade...enfim. É isso, essa é a vida, um eterno aprendizado. Importante é estar sempre atenta e nunca perder nossa essencia!!! amo tu. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Durante o ano já tinha feito várias mudanças, mas no final do ano parece que o impacto é maior, né? Cada vez a gente vai se aproximando mais de quem realmente é... amo tu também! Ainda bem que a gente tem a gente e ainda bem que você me aceita como sou.

      Excluir

Passou por aqui? Deixe seu comentário!