sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Perfeitas imperfeições

Esses dias reli um post antigo sobre minha mania de perfeccionismo e o quanto isso sempre me atrapalhou durante a minha vida inteira. Existem alguns defeitos que são inerentes à nossa personalidade e alguns a gente pode e deve tentar melhorar, para o nosso próprio bem estar. A minha pressa e agnoia de viver tudo pra ontem, eu nunca consegui mudar! É algo que algumas vezes me atrapalha, mas esse realmente é um defeito que faz parte de um alicerce meu, como dizia Clarice Lispector: "Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."
Mas o perfeccionismo é um defeito que sempre me incomodou, porque atrapalha muito minha vida, desde a infância. E tudo o que nos trava, de certa maneira, deve ser trabalhado. Não vou dizer que me curei, ainda sou muito perfeccionista, mas agora já aceito mais as imperfeições, sejam elas naturais ou que apareçam ao longo da vida. Eu lembro da minha infância, que minha mãe começava a me arrumar umas duas horas antes de me levar ao colégio, porque eu queria que meu cabelo ficasse perfeito. Eu gostava de usar "maria-chiquinha" e tinha que ficar simetricamente perfeito em altura, olhava atrás para ver se estava bem reto o traço do cabelo, enfim uma neurose mesmo, como se alguém no colégio fosse medir com uma régua o meu penteado... e como se ele não fosse puxado por alguma menina implicante... ¬¬
Ninguém é simétrico, como eu desejaria ser. Aliás, não desejo mais. Aprendi a lidar com as imperfeições, até porque me lembro de há alguns anos ter visto numa reportagem na TV mostrando uma mulher, considerada a mais simétrica do mundo, um lado do rosto era completamente igual ao outro e sinceramente, não vi graça nenhuma nela. Não era a mulher mais linda do mundo e as pessoas que eu acho mais bonitas, estão muito longe de ser perfeitas. E de ser simétricas. Então parei com essa neura, já que não tenho mesmo um lado igual ao outro, se eu tirar uma foto imóvel 3x4 é bem nítido que um lado meu é muito diferente do outro, uma sobrancelha é mais baixa que a outra, um lado da minha boca é mais caído que o outro, tanto que odeio fotos sérias, onde isso fica mais acentuado, mas por outro lado isso é bom, já que me faz viver sorrindo! Não gosto mesmo desse estilo de foto que as pessoas mandam tirar: "faz carão!" Odeio carão, odeio bico de pato, gosto mesmo é de sorriso largo! =)
Parei com a neura com as tatuagens também, antes eu tinha uma mania de perfeição tão grande que gastava mais dinheiro retocando tatuagens que não tinham ficado perfeitas do que fazendo novas, que eu realmente queria. Amo todas as minhas tatuagens, mesmo algumas não tendo ficado exatamente como eu queria, porque elas simplesmente representam (todas) um momento da minha vida. Como diria minha tia Lúcia, não é nariz de santo para ser perfeito. Sim, depois que ela falou isso, parei pra observar: os narizes de santos são perfeitos, todas as imagens de santos que eu vejo tem o nariz impecável. E o meu nariz não é perfeito, é o nariz dos Boaventura, e já que também não é parecido com o bico de um tucano, me conformei com ele. Se eu tivesse que fazer plástica, com certeza não seria no rosto, poucas vezes vi alguém mexer no rosto e ficar bom... Parece que muda a pessoa completamente e eu gosto muito de ser eu mesma.
Enfim, aprendi a ficar em paz com a minha falta de simetria, aprendi que conseguir ver os próprios ângulos (mesmo os não favoráveis) e conviver com eles é bem legal. Aprendi que a beleza realmente não é reduzida ao que vemos, porque existem pessoas absurdamente lindas e que não transmitem nada além da beleza plástica e beleza sem algo mais é como olhar para uma boneca de cera ou um manequim de loja. O que nos encanta vai muito além da perfeição.

4 comentários:

  1. Meu chefe disse uma frase que também quebrou meu perfeccionismo: Antes FEITO que perfeito!

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito!!! Eu estou realmente num processo de aprendizagem com isso e tem me feito muito bem aceitar as imperfeições! ;)

      Excluir
  2. Ótimo!! Nunca fui perfeccionista mas eu sei que é uma característica que atrapalha muito, e eu sei como vc é neura. Mas realmente vc melhorou muito!!! 🍭🎯 bjs lov ya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, melhorei demais!!! E esse processo evolutivo está me fazendo muito bem! Amo você!

      Excluir

Passou por aqui? Deixe seu comentário!