terça-feira, 6 de março de 2012

Eu pensei que sabia amar, quando renunciava a mim mesma pelos outros.

Outra frase que me tocou do livro que estou lendo: "Canção da Plenitude". Esse livro chegou pra mim através de uma pessoa muito especial e tem me feito refletir muito, ele disse que leu esse livro em 2005 e sempre teve vontade de repassar para alguém, mas nunca aconteceu, e de repente (ou nem tão de repente assim, já que acredito que o acaso não existe) esse livro veio parar justamente em minhas mãos, 7 anos depois dele ter lido.
É surpreendente as ligações que a vida faz com as nossas vidas. A gente encontra uma pessoa e de repente, essa pessoa parece ter feito parte da sua vida desde sempre. Isso não acontece com frequência, mas eu tenho a sorte de encontrar pessoas assim, são poucas e preciosas.
A minha noção de amor até bem pouco tempo era essa: doação incondicional a outra pessoa, renúncia de mim mesma. Eu achava que me amar era egoísmo, a gente confunde egoísmo com autopreservação. O verdadeiro amor preserva a si e ao outro, a liberdade de ser de cada um. Isso vale para qualquer relacionamento, seja amoroso, de amizade, filial, etc.
Descobrir que posso me amar e não me achar egoísta por isso foi o meu grande aprendizado nessa minha nova fase. Diziam que em 2012 o mundo iria acabar, outras pessoas dizem que algumas pessoas vão ter uma espécie de iluminação a respeito da própria realidade. E acho que é isso que está acontecendo comigo. Antes eu me via de uma forma a tentar me entender e nunca conseguia. Hoje eu me enxergo, me aceito, me amo como eu sou e é muito bom isso. Porque eu não dependo mais da aceitação das outras pessoas, e acho que isso me faz tão bem, que estou longe de estar vivendo um momento egoísta. Pelo contrário, a partir do momento em que aprendi a fazer bem a mim mesma, está muito mais fácil fazer bem a quem está do meu lado.

4 comentários:

  1. Suspeito pra falar, só tenho a dizer que você está mais do que certa. E muitos demoram para descobrir e entender que para cuidar bem de alguém é preciso, no mínimo, estar bem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Suspeito pra falar, só tenho a dizer que você está mais do que certa. E muitos demoram para descobrir e entender que para cuidar bem de alguém é preciso, no mínimo, estar bem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Quem vive o estado do amor não pode ser enganado, porque possui plenitude de consciência.
    Quem em estado de paixão pode ser enganado porque tem um mínimo de consciência do fato e está centrado no objeto de desejo.

    ResponderExcluir
  4. Gostosa será a coisa, se não tiver um fim. Eterna como palavras que dizem coisa da gente.
    Coisa boa, coisa formosa, de tanto oferecer prazer, se torna maravilhosa, penetrando em nosso ser, ergue inteiramente nosso sim, deixando a gente forte e potente e afastando a coisa ruim.
    Enfim a aparece a coisa humor,
    com sorrisos e alegria, idealizada pela outra coisa macia, que é chamada de coisa amor.
    Andréia sempre é bom escrever amando.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixe seu comentário!