terça-feira, 6 de março de 2012

Mesmo quando alguém diz que quer ouvir toda a verdade... Nem sempre está preparado para recebe-la.

Essa é a frase de um livro que estou lendo (mais uma vez vem as conexões em minha vida). Na verdade, é uma frase que sempre me veio a mente, mas o livro traduziu de forma crua e me fez refletir.
Todos nós já ouvimos falar diversas vezes coisas bem parecidas com essa frase, tipo: " A verdade dói." Eu continuo preferindo a verdade, ainda que doa, ainda que seja difícil ouvir ou ler, ainda que eu não esteja preparada para escutá-la. (Desculpem-me se não estou seguindo o novo acordo ortográfico, ainda me enrolo com a retirada dos acentos... )
Como estou nessa fase de auto-aceitação (mais uma coisa de que fala o livro) e de um processo doloroso e delicioso de redescoberta do meu eu, estou encarando a verdade o tempo todo. Não quero pessoas pela metade perto de mim, não quero e nunca quis relacionamentos vazios (quem me conhece sabe o quanto sou intensa e verdadeira em tudo que vivo e sinto). Não me importo com quem não se importa comigo. As únicas pessoas por quem ainda visto um figurino e uso máscaras são meus pais, porque eles não me aceitam como eu sou e eu respeito e amo eles demais, só por eles me permito representar, para que a minha verdade não os magoe. E só.
Muita gente me conhece e não me conhece. Simplesmente porque é fácil passar pela vida das pessoas e não deixar marcas, não se conectar. Para se conectar a outras pessoas, para estreitar laços de amizade, é necessário abrir o coração, permitir conhecer e deixar-se conhecer também. Parece tudo muito simples, mas as pessoas, em geral, complicam um bocado. Vestem fantasias e personagens, usam máscaras e falam meias verdades, fazem joguinhos de todo tipo. Eu nunca fui adepta desse tipo de comportamento, e por isso, já fui muito mal interpretada, já me importei com isso, mas hoje não mais. Não ligo de ser mal interpretada, porque é justamente nesses momentos em que eu percebo quem realmente me conhece e quem apenas julga a aparência. Quem entra na minha vida tem que saber que pisa em território sagrado, eu sou muito preciosa, eu sou como a água de um oásis, límpida e transparente. Nunca vou fazer nada para agradar a ninguém, serei sempre eu mesma, se souber me cativar, terá para sempre uma amiga.
Hoje, ouvi de uma pessoa que já me julgou muito, que já foi extremamente cruel comigo, uma frase por telefone que me tocou profundamente, estou muito grata a Deus por tudo que está acontecendo em minha vida, já que de repente parece que estão me enxergando. Nunca fiz nada esperando reconhecimento de ninguém, tudo que eu faço é porque eu sou completamente coração mesmo. Já me prejudiquei por isso, mas não consigo deixar de ser assim, é a minha essência e não vou perdê-la. A pessoa que não vou citar o nome, me disse: "Aqui a gente só pode contar com você. Você é a única que faz tudo o que pode para ajudar e não reclama. Se for preciso, você tira a roupa do corpo para dar a quem precisa e a gente sabe que faz isso de coração." Foi incrível escutar isso dela. Porque já fui crucificada por ela algumas vezes, mas eu sempre perdoei, é uma pessoa com muitas amarguras na vida e muitas vezes descontava o sofrimento dela em mim.

Comecei falando de uma coisa e terminei com outra completamente diferente. Esse turbilhão de ideias ainda não me deixou organizar bem os pensamentos, estou sentindo uma necessidade fora do comum de escrever e venho direto para o blog, não tenho salvo meus textos no word, preciso até fazer isso, porque não quero correr o risco de perder todo esse registro aqui. Talvez eu esteja escrevendo tanto que muitos de vocês nem tenham paciência para ler, mas mesmo assim vou continuar com meu processo criativo, porque futuramente vou gostar de me reler e saber que passei por tudo isso.

Liberei os comentários para qualquer pessoa, se não tiver conta no Google, é só colocar anônimo, mas não esqueçam de assinar, adoro interagir com quem me lê, o feedback é o que há de mais interessante na dinâmica dos blogs. E quem sabe assim, a gente não se conhece melhor? Você não se permite me conhecer e permite também que eu o(a) conheça? É um convite. Embarque comigo.

6 comentários:

  1. ótimo post.
    uma coisa a dizer: a vida as vezes nos surpreende. ;)
    amo!

    ResponderExcluir
  2. Andréia. Você está conseguindo ser lida, até parei de fazer um trabalho da Universidade para ler seu blog, como é sobre psicologia social fique até inspirado. Kkkk.

    ResponderExcluir
  3. Omar, fiquei até emocionada com o seu comentário. Vindo de você, é mais que um elogio, é uma honra. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Andreia, sua retomada ao blog está sendo fantástica, está surpreendendo ao leitores, de verdade. Me identifico com muita coisa que voce escreve e me sinto bem com a leitura da sua visão de mundo e da vida.
    Gostei muito do trecho "...Vestem fantasias e personagens, usam máscaras e falam meias verdades, fazem joguinhos de todo tipo." Tomo a liberdade aqui para apenas corroborar com voce "complementando" com (risos) ... Vide Facebook (ou orkut, se é que ainda é usado)!

    Beijo e continue assim!

    Marquinho

    ResponderExcluir
  5. Todas coisas belas da vida são límpidas e claras, como uma pedra preciosa.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixe seu comentário!