segunda-feira, 5 de março de 2012

Razão sem emoção = uma vida sem sentido.

Hoje à tarde, assisti um trecho de um programa no Discovery Channel que falava sobre um homem que teve um tumor cerebral e foi preciso retirar uma parte do cérebro para que ele fosse curado. Antes do tumor, ele era casado e apaixonado pela esposa, viviam muito bem. Mas após a cirurgia que ele foi submetido, a parte do cérebro que foi retirada foi justamente a responsável pelas emoções. E com isso, ele passou a ter problemas no casamento, porque já não conseguia sentir nada e também não conseguia sentir-se amado, mesmo com a esposa ao lado e cuidando dele. Eles se divorciaram, mas ela cuida dele até hoje (qualquer semelhança é mera coincidência...).
Os médicos vem estudando o caso dele, o programa foi muito interessante, pena que não vi todo, peguei só o final... Mas uma frase que ele (o paciente) disse, me marcou profundamente: "Eu gostaria muito de voltar a ter emoção. Razão sem emoção torna a vida sem sentido." Realmente, de que adianta ter a inteligência preservada e ser completamente racional? Qual o sentido de uma vida sem emoção? Não consigo nem conceber isso, até porque como já falei antes aqui: sou toda coração! Eu poderia até ser um pouco mais racional, acho que me faria bem, mas viver sem emoção não tem sentido algum.
E ainda bem que quando tudo parecia ter ficado cinza em minha vida, a fênix mais uma vez renasce. As conexões que criamos com as pessoas que temos afinidade são mágicas. Nos faz bem e revigora a alma. Permitir que nos conheçam e nos permitir conhecer pessoas, isso é fundamental na vida. Pelo menos, na minha vida. Não sei viver sem me conectar. Isso é assunto para mais um texto, a inspiração voltou com tudo!

*Especialmente quero agradecer a Marquinho, que me ligou para falar do programa no Discovery Channel. É a conexão de duas almas que estão permitindo se conhecer.

4 comentários:

  1. Imagina viver sem emoção?? q tragédia!!!! que dó desse cara!! q bom q vc voltou a escrever! adoooroooooooo!! amo tuuuuu

    ResponderExcluir
  2. Andréia coincidência para mim, pois estou estudando neuroanatomia e tenho prova dia 12/03/12 e um dos assuntos trata dessa parte do cérebro que transmite a emoção. Vou deixar um pouco a emoção de lado e tentar conseguir meu 7 para não ser reprovado. Quanto ao paciente,fico sem palavras.

    ResponderExcluir
  3. eu tive essa experiencia ontem, fui pra uma balada e tomei uma "bala" pra ficar mais alegre...mais euforico...como sempre faço quando vou em festas grandes. Só que pela primeira vez...nao funcionou, sinti uma coisa estranha, nao sentia mais nada, nada tinha graça, tudo sem emoçao...eu via as pessoas pulando, dançando, se abraçando, rindo...enfim..curtindo, e eu nao sentia absolutamente nada...e começou a me dar desespero, a minha maior vontade era ir embora .e tomar algum remedio pra me fazer dormir rapidamente pra qundo eu acordasse nao estar mais sentindo aquilo, eu ficava pensando..que eu queria sentir q quer coisa, até sentir dor, tristeza, seria melhor doque nao sentir nada...foi horrivel. E essa frase diz tudo " Uma vida sem emoção é uma vida sem sentido". Dvd

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixe seu comentário!